Resumidamente, um site é uma coleção de páginas web interconectadas que compartilham um objetivo ou tema comum. Ele é composto por vários componentes, sendo os principais: o próprio site, o domínio e a hospedagem. Cada um desses componentes é fundamental para o funcionamento e a acessibilidade de um site.
O site em si é um programa, um software. Feito e desenvolvido por um programador ou um webdesigner, ele é composto de uma coleção de páginas web que formam o seu conteúd. Essas páginas web podem incluir texto, imagens, vídeos, áudio e outros tipos de conteúdo digital. O site é criado por meio de linguagens de programação, como HTML, CSS, PHP e JavaScript, que são interpretadas por um navegador da web para apresentar o conteúdo na forma que você está vendo agora. Ele também pode ser desenvolvido por meio de construtores como o WordPress ou pode ser criado manualmente por um desenvolvedor web experiente (webdesigner).
Este site é orgulhosamente feito em WordPress.
O domínio é o endereço exclusivo que os usuários usam para acessar o site. É uma série de caracteres que o identificam e sua localização na internet. Por exemplo, o domínio do Google é “google.com“. Ele é vendido como um serviço de pagamento anual. Diversas empresas vendem domínios, mas nós recomendamos que você compre domínios no Brasil apenas no registro.br. O registro.br vende domínios de final “.com.br” por um baixo valor anual. Existe também o subdomínio. que é uma parte opcional que pode ser adicionada ao domínio para criar endereços exclusivos, como “blog.google.com” ou “loja.google.com”. Subdomínios não tem custo e podem ser criados à vontade, uma vez que você detenha um domínio.
A hospedagem é o serviço que permite que o site seja acessado na internet. Ele também é um serviço de pagamento anual. Consiste no processo de armazenar os arquivos do site em um servidor de dados e disponibilizá-los para os usuários através da internet. A hospedagem é fornecida por empresas que possuem servidores especializados projetados para serem acessados por milhares de pessoas ao mesmo tempo. Essas empresas fornecem diferentes planos de hospedagem que variam em preço, recursos e suporte. Alguns dos recursos que podem ser fornecidos por uma empresa de hospedagem incluem largura de banda de internet, espaço em disco, contas de e-mail e backups de dados.
Nós gostamos da Hostinger. É o famoso bom e barato. E se você precisa de uma hospedagem e quer um desconto de 20%, clique aqui.
Portanto, o processo de criação de um site envolve o registro de um domínio, o desenvolvimento do site em si e a escolha de uma empresa de hospedagem para hospedar o site. As etapas são: comprar o domínio, contratar o serviço de hospedagem e então começar o trabalho de desenvolvimento ou criação. Uma vez criado e testado, o site pode ser disponibilizado para acesso pelos internautas.
Uma vez que o seu site foi lançado, o que fazer depois? Leia mais posts do nosso blog que vamos responder isso.