Esse é o nosso terceiro post sobre sites. Se você quiser saber o que é um site (seus componentes) e para quê ele serve, por favor clique nos links e veja os posts anteriores. Aqui vamos tratar de quanto custa ter e manter um site. Podemos dividir os valores em duas categorias, investimento e manutenção.
Investimento (ou quanto custa ter um site)
Você paga uma vez apenas. Trata-se do principal serviço que você vai contratar para ter o seu site no ar: o serviço de programação ou webdesign. Esse serviço é oferecido por profissionais liberais (webdesigners ou programadores) e agências de publicidade. É um serviço técnico, especializado. Se o seu projeto ou idéia em ter um site é importante para você, não vai ser um estudante de escola técnica que irá lhe ajudar.
Escrevendo em 2023, posso afirmar que o valor de partida para esse serviço é de R$ 2 mil reais para projetos simples, como um blog ou site de notícias por exemplo. O preço de um site irá variar de acordo com a complexidade do mesmo. Quanto mais funcionalidades, maior o preço. Uma loja virtual com pagamento online tem preço de partida de cerca de R$ 6,5 mil.
Manutenção (ou quanto custa manter o site)
Os custos recorrentes que você terá ao possuir um site são: domínio, hospedagem e manutenção de software/atualização.
O registro de domínio é um serviço de custo anual e tem preço de partida R$ 40 por ano para domínios de final “.com.br”. Nós recomendamos que você compre no registro.br.
A hospedagem é o serviço que permite que o seu site seja acessado na internet. É o servidor de dados onde ele fica fisicamente. O custo da hospedagem pode variar bastante, dependendo da qualidade do serviço, do espaço em disco, do tráfego esperado, entre outros. Uma hospedagem razoável, para projetos pequenos, tem custo anual de cerca de R$ 300 reais por mês. Nós usamos a Hostinger em nossos projetos.
Por fim, a manutenção de software. Como eu expliquei neste post, um site é um programa, um software. E, como todo software, necessita de atualização. Acontece com os apps do seu ceular, com o software da sua empresa e também com o seu site. Quanto mais simples seu site, menor sua despesa de manutenção. É mais fácil atualizar um blog do que uma loja virtual. Reserve R$ 1 mil por ano, pelo menos, para isso